Abacate e a vela de cruzeiro

Muitos velejadores me pedem para lhes dizer qual o maior avanço na confecção de velas nos últimos tempos. Imagino que a maioria espera que eu lhes diga que foi a construção computadorizada de velas. Ficam decepcionados quando digo que o maior avanço foi na área têxtil e se impressionam ao saber que, na minha opinião, as velerias do século XX não trouxeram grandes avanços na fabricação de velas.…

Leia Mais...


O que os olhos não vêem...

Uso de enroladores de genoa tornou-se praticamente norma na vela de cruzeiro. Até em regatas algumas velas de proa começam a ser enroladas quando fora de uso. Essa tendência surgiu nas regatas em solitário, mas desde então os enroladores já embarcaram em veleiros comtripulação numerosa.É considerado um equipamento de uso simples e que não oferece risco. Neste texto vamos mostrar que há perigo, mas que ele se esconde…

Leia Mais...


Velas de cruzeiro: pequenos pecados permitidos

As qualidades e defeitos das velas em geral - e das que temos a bordo, em particular - são quase sempre motivo de discussão acalorada nas mesas dos clubes. Os iatistas no topo das suas respectivas categorias insistem na boa qualidade e no pouco tempo de uso das velas. Afirmam que apenas deste modo se tem material para ganhar regatas. Os cruzeiristas esnobam os competidores, dizendo que têm velas de 20 anos que ainda estão ótimas. É inegável que…

Leia Mais...


Na veleria Cognac, que é com certeza,  uma das velerias de maior tradição no Brasil e na américa do sul, produzimos velas com cortes modernos proporcionando ótimo desempenho para veleiros monotipos e oceanos de cruzeiros e regatas.

Na veleira Cognac realizamos reparos e em todos os tipos de vela, capas e acessórios. As velas de dacron velhas e "barrigudas" são reparadas com o intuito de garantir uma sobrevida, com ajustes na testa, valuma, esteira, poídos, macarrão e slides.

Na veleria Cognac fazemos sob medida capas para enroladores de genoa, bimini, lazy-jack, capas para o barco, morcegos, sacos de vela, sacos de balão, saco tartaruga, toldos e muitos outros acessórios para seu veleiro.